Fechamos a programação especial da Semana de Enfermagem com a pauta Administração de Medicamentos, um dos temas centrais para promover a qualidade da assistência em Saúde. As unidades geridas pela S3 seguem um rígido protocolo para garantir a segurança do paciente, a exemplo dos “nove certos”, que busca garantir que o medicamento certo seja destinado à pessoa certa, da forma certa, no momento certo.
Conversamos sobre essas boas práticas com as técnicas de Enfermagem Edna Conceição, do Hospital de Ubaíra, e Tailis Cristina, da UPA Valéria. Nas suas rotinas de trabalho, as profissionais destacam a importância da boa comunicação e acolhimento do(a) paciente. “A comunicação é fundamental, porque não estamos tratando somente sinais e sintomas, estamos lidando com um ser humano, com pessoas que geralmente vêm à unidade em um momento de dor, fragilidade e vulnerabilidade”, comenta Tailis Cristina.
Entre as práticas rotineiras, as profissionais destacam a conferência dos dados e a orientação do(a) paciente, esclarecendo as dúvidas e explicando todo o procedimento com transparência, além da observação cuidadosa e continuada. Um diferencial importante para o trabalho são os treinamentos e reciclagens. “Eles são fundamentais para ampliar nossos conhecimentos e aprimorar a prática, aperfeiçoando ainda mais a qualidade na assistência à saúde. Aqui no Hospital de Ubaíra, realizamos capacitações mensais sobre a Segurança do Paciente”, ressalta Edna Conceição.
Unidades seguem protocolo de segurança do paciente