Diante da demanda de organização institucional e com o objetivo de manter todos os processos dos setores armazenados digitalmente, após algumas reuniões das lideranças da S3, o diretor financeiro, André Cincurá intitulou o projeto "Papel Zero". A iniciativa complementa a campanha #SejaConsciente da organização.
O objetivo é que não haja impressão de toda a documentação que compõem diversos processos, como o de pagamento, por exemplo. Com isso, têm-se os processos compartilhados entre setores, diminuindo tempo de consulta e procura, além de economizar papel e colaborar com o meio ambiente.
O coordenador de TI, Pedro Aragão, explica um pouco sobre a iniciativa. “Cada unidade possui acesso ao servidor de arquivos da Sede onde deverá disponibilizar toda a documentação necessária. Os setores na Sede terão que conferir a documentação e fazer o lançamento do processo no sistema, onde será gerado um código. Este código será a identificação de todo o processo. O setor de auditoria será informado quais foram os códigos lançados no sistema e fará a revisão de toda a documentação. Após essa validação documental, o processo será liberado para o setor financeiro efetuar o pagamento”, salientou.
A ideia de que é preciso conter os desperdícios em prol da economia de recursos naturais ganha espaço, mas exige esforços e mudanças culturais. Por isso, quando existe conscientização e bom senso, a tecnologia age a favor da organização que, consequentemente, age a favor dos funcionários.
Fonte: Ascom S3 Gestão em Saúde