Na manhã desta quarta-feira (30), a UPA Estadual de Feira de Santana, administrada pela S3 Gestão em Saúde, promoveu uma ação educativa alusiva à campanha Julho Amarelo, voltada à prevenção, diagnóstico e conscientização sobre as hepatites virais. A iniciativa contou com a participação de estudantes do curso de Enfermagem da Unifacs, que mobilizaram a unidade com estande informativo, palestras, testes rápidos, distribuição de preservativos e orientação à população.
Logo nas primeiras horas do dia, a recepção da unidade se transformou em uma sala de espera educativa. Pacientes e acompanhantes participaram de rodas de conversa conduzidas pelos acadêmicos e pelo facilitador Iranildo Ribeiro, que reforçou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
“Falar sobre hepatites é falar sobre saúde pública. A ação de hoje cumpre um papel fundamental: quebrar o silêncio sobre uma doença que, muitas vezes, é silenciosa, mas pode evoluir de forma grave. A informação salva vidas, e é isso que estamos fazendo aqui: despertando a consciência das pessoas”, destacou Iranildo Ribeiro, que conduziu a atividade junto aos alunos da Unifacs.
Além das abordagens nos corredores e na recepção, os estudantes disponibilizaram um estande com distribuição de folhetos educativos, insumos de prevenção (preservativos e lubrificantes), além da realização de testes rápidos de hepatite B e C, promovendo acesso facilitado à testagem e ao conhecimento.
A campanha Julho Amarelo é uma iniciativa do Ministério da Saúde e busca ampliar o acesso à testagem, vacinação e tratamento das hepatites virais em todo o país. A ação foi bem recebida por usuários e acompanhantes, como a dona de casa Marivane Ferreira, que acompanhava um familiar na unidade.
“Eu queria parabenizar a UPA e a faculdade, porque esses estudantes estão numa fase de aprendizado muito importante e precisam ter esse contato com o povo. Eles explicaram tudo direitinho e mostraram a importância de alertar sobre as doenças e o cuidado que a gente precisa ter. Eu gostei muito e participei. A palestra me fez lembrar dos cuidados que eu já tenho, como lavar bem os alimentos, as mãos, e manter meu alicate separado. A gente precisa se prevenir, principalmente quem tem criança em casa”, relatou.