Com o tema “Acolhimento à população LGBT+: o que os(as) profissionais de saúde precisam saber?”, a S3 Gestão em Saúde promoveu um encontro nesta quinta-feira (28), no Multicentro Liberdade, aberto a profissionais de Saúde e pessoas interessadas. A atividade foi ministrada por Erik Abade, enfermeiro, doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e técnico de referência do Campo Temático Saúde da População LGBT+ da SMS Salvador.
Durante a palestra, Erik destacou a importância do tema e de ter uma postura ética e respeitar os princípios e diretrizes do SUS. Além disso, também abordou as práticas de cuidado para um acolhimento livre de LGBTfobia, com orientações aos(às) profissionais, a exemplo de nome social, composições familiares, inclusão de categorias como cis e trans nos prontuários e anamneses, orientação sexual e identidade de gênero. “Não podemos presumir o gênero das pessoas com base em estereótipos. Não temos como saber até perguntar”, completou o palestrante.
A ação fez parte do Programa #IntegraS3, que acontece mensalmente e visa o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores da instituição. A diretora de Educação da S3 Gestão em Saúde, Paula Amorim, destacou a importância do tema e de ações de Educação permanente para o desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional. “Erik Abade é uma referência na Saúde e um grande parceiro nosso. Ações como esta nos ajudam a aperfeiçoar cada vez mais o cuidado com nossos e nossas pacientes, prestando sempre um serviço e atendimento de excelência”, finalizou.
Atividade, promovida pela S3 Gestão em Saúde, foi aberta a profissionais da área