Nesta segunda-feira (18), o Serviço Municipal de Assistência Especializada (SAE), localizado no Multicentro Liberdade, unidade gerida pela S3 Gestão em Saúde, recebeu a visita técnica de representantes do Ministério da Saúde. A visita faz parte do processo de elaboração do Relatório de Validação da Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV.
Além de representantes do Ministério da Saúde, participaram da visita equipes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (DIVEP/SESAB).
Durante o encontro, foi apresentado o fluxo de atendimento voltado à gestante vivendo com HIV/AIDS e à criança exposta ao HIV, destacando as boas práticas adotadas pelo SAE Liberdade no cuidado e acompanhamento desses públicos. Segundo a gerente administrativa da unidade, Elaine Montalvão, “o objetivo principal desse processo é o de fortalecer os laços entre os serviços de saúde, melhorar a comunicação e colaboração entre profissionais, conscientizar a equipe e usuários sobre a importância do acompanhamento de gestantes com HIV, e reduzir a transmissão vertical para níveis mínimos, garantindo assistência de qualidade e práticas humanizadas, que inclui educação sobre tratamento e prevenção, além de um acolhimento contínuo.”, destaca a gestora.
A unidade de saúde é responsável pelo atendimento de pessoas com HIV/AIDS, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISts), oferecendo serviços ambulatoriais, terapias em grupo e contando com uma equipe multiprofissional altamente qualificada.
A escolha do SAE Liberdade para sediar essa visita técnica reforça o reconhecimento da qualidade da assistência prestada à população de Salvador. Este é um marco importante para o serviço, que contribui significativamente para o fortalecimento das políticas públicas de eliminação da transmissão vertical do HIV no Brasil.
A certificação é também um reflexo do compromisso da S3 Gestão em Saúde com a qualificação da assistência e com a melhoria dos indicadores de saúde na cidade de Salvador. A gestão eficiente e a dedicação à saúde pública têm permitido que serviços como o SAE Liberdade se destaquem como referência no cuidado a pessoas vivendo com HIV/AIDS, sendo reconhecidos em âmbito nacional pelas boas práticas e qualidade no atendimento.