Nesta quarta (28), aconteceu o 1º Encontro do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) do Pronto Atendimento São Marcos. O evento contou com a presença da Secretaria Municipal de Saúde e do Distrito Sanitário, de líderes comunitários e de pacientes e familiares que são atendidos pelo programa.
Durante o encontro, foram apresentados os dados referentes aos atendimentos prestados no ano de 2025, demonstrando através dos números o impacto que o programa possui na comunidade de Pau da Lima. No ano passado, foram realizadas 6.055 visitas domiciliares pelas 2 equipes do SAD, formadas por multiprofissionais da saúde: médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem e fisioterapeutas. Nessas visitas foram realizados mais de 44 mil procedimentos, entre curativos, sessões de fisioterapia, passagem de sonda e coleta de exames.
Ao final do evento, foram compartilhadas algumas histórias que comprovaram o impacto do SAD: a primeira foi do paciente Mateus Ribeiro, que recebeu atendimento fisioterapêutico para tratar uma lesão na perna e relatou a rápida recuperação após as sessões, inclusive dispensando o uso das muletas para ir ao evento. Outro relato partiu de Carlos Alberto, familiar de uma paciente com diabetes, que segundo ele, teve uma melhora significativa após o serviço prestado pela equipe.

“A gente não sabia o que era o SAD. Então eles começaram a ir à nossa residência, manteve aquele vínculo importante, mas hoje nós consideramos eles nossos amigos. E aquilo que durante um ano não resolveu, em seis meses eles resolveram. Nós ficamos muito felizes. A minha cunhada andava com o apoio de uma muleta, ela sarou depois do experimento, ela começou a andar sem a muleta, isso foi muito importante. Hoje nós estamos sendo acompanhados pela equipe, que devido a amputação recente que ela fez, eles estão acompanhando e já está havendo uma melhora. […] Isso tem trazido e tem devolvido autoestima a muitas pessoas que já não tinham esperança”, compartilhou Carlos Alberto.
Para a gerente administrativa do PA São Marcos, Ana Carolina Jatobá, eventos como esse reforçam a importância do SAD para a comunidade.
“O evento foi extremamente positivo, foi um momento de grande relevância institucional, proporcionando um espaço de diálogo, integração e troca de experiências entre as equipes do SAD, a comunidade e a secretaria de saúde. Durante o encontro, foi apresentado o serviço do SAD, os resultados alcançados no ano de 2025, indicadores assistenciais e os relatos de experiências dos pacientes e familiares, demonstrando o compromisso do PA São Marcos com o cuidado direto com os pacientes”, declarou Ana Carolina.
A mediação do evento ficou por conta de Larissa Barbosa, que foi liderança do SAD entre 2024 e 2025 e atualmente é Enfermeira Líder do Serviço de Controle de Infecção e Higienização (SCIH) do PA São Marcos.
“O SAD é um serviço fundamental na rede de atenção à saúde, pois possibilita a continuidade do cuidado no domicílio, promovendo assistência humanizada, segura e integrada, além de contribuir para a desospitalização e melhor qualidade de vida dos pacientes e familiares. Este encontro representou um espaço de escuta, troca de experiências e construção conjunta, com o objetivo de fortalecer os processos, alinhar condutas e garantir um cuidado cada vez mais eficiente, resolutivo e humanizado”, ressaltou Larissa.
