Dezessete mulheres em situação de rua e vulnerabilidade do território de Itapagipe receberam nesta quarta-feira, 6, o Implante Contraceptivo Subdérmico (também conhecido como Implanon). Gratuita, a ação foi realizada pela SMS e equipe do Consultório de Rua (CnaR) Itapagipe, do Projeto Girassóis - iniciativa gerida pela S3 Gestão em Saúde.
O coordenador do CnaR Itapagipe, Ricardo Seraphim, conta que em fevereiro foi realizada a primeira ação, com atendimento a 10 pacientes acompanhadas pelo projeto. Após a repercussão positiva das atendidas durante a avaliação de campo no território, outras mulheres se interessaram pelo processo. Entre as vantagens do Implanon está o tempo de duração, que é de até três anos. A proposta é realizar uma ação por mês na região.
“Entendemos que esta ação promove os direitos reprodutivos, o direito a querer ou não estar gestante, o direito a ter um contraceptivo de qualidade. Este é um recurso que as nossas pacientes têm entendido como positivo”, explica Seraphim, destacando o trabalho da equipe também no contato e busca de outras pessoas interessadas, além de esclarecer dúvidas sobre o processo.
O CnaR Itapagipe está alocado dentro da UBS Virgílio de Carvalho.
Ação foi realizada nesta quarta-feira, dia 6, e atendeu 17 mulheres