As unidades administradas pela S3 Gestão em Saúde aderiram, por mais um ano consecutivo, à campanha Abril Verde e o que não faltou, do início ao fim do mês, foram ações de conscientização da saúde e segurança do trabalho.
Na Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Ubaíra (APMIU), unidade própria da S3, o técnico em Segurança do Trabalho Tayran Santos e o fisioterapeuta Rafael Andrade reuniram os colaboradores do hospital numa roda de conversa sobre segurança do trabalho no âmbito hospitalar.
Já na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sotave, em Pernambuco, um dos destaques foi o treinamento para os auxiliares de serviços gerais sobre o protocolo de utilização dos MOPs por cores e áreas (críticas, semicríticas e não críticas). Ministrado pelos encarregados administrativos da unidade, Marcos e Elenildo, o encontro foi finalizado com um quiz com perguntas e respostas sobre tudo que foi abordado e que garantiu ainda mais interação e alinhamento entre a equipe.
Na UPA Imbiribeira, também em Pernambuco, entre as diversas ações promovidas ao longo do mês, uma delas reforçou a importância da não-utilização de adornos, como brincos, anéis e relógios, para evitar a disseminação de vírus e bactérias na unidade. A ação ganhou o nome de Zero Adorno e teve direito até à moldura temática para os colaboradores tirarem fotos.
Na UPA de Feira de Santana, a ação foi realizada nos dias 28 e 29 de abril e a programação contou com vacinação dos colaboradores contra a Influenza, palestras educativas e ações interativas sobre a importância de identificar, prevenir e mitigar riscos no ambiente laboral.
“Os riscos psicossociais, como o estresse, o assédio e a sobrecarga de trabalho, têm impactos significativos na saúde mental dos trabalhadores. É fundamental que as organizações estejam atentas a esses fatores para promover um ambiente de trabalho saudável e seguro”, afirmou a bombeira civil e enfermeira do trabalho, Mara Larissa Vasconcelos, na palestra de abertura do evento.
Durante a programação, ainda na UPA Feira, a técnica de Segurança do Trabalho Valdemira Queiroz do Vale também reforçou o significado da data e do Abril Verde. “O dia 28 de abril é importante não apenas para lembrar as vítimas de acidentes de trabalho, mas também para mobilizar a todos na construção de um ambiente de trabalho cada vez mais seguro, saudável e, consequentemente, menos tóxico, com um olhar atento para a saúde mental e o bem-estar psicossocial”, ressaltou.
Para encerrar a campanha, o Pronto Atendimento (PA) de São Marcos, em Salvador, promoveu a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes. A ação, organizada pela gestão CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes 2024/2025, teve no dia 29 uma palestra sobre cuidado com a saúde bucal e, no dia 30, foi a vez da terapeuta Luciana Correia falar sobre Gestão da Saúde Emocional no ambiente de trabalho.
Confira as fotos: