Iniciativa da Prefeitura de Salvador e da Secretaria Municipal da Saúde oferece atenção integral à população em situação de rua da capital baiana. O projeto é administrado pela S3 Gestão em Saúde.
O projeto Girassóis de Rua, desenvolvido pela Prefeitura de Salvador por meio da Secretaria Municipal da Saúde e administrado pela Organização Social S3 Gestão em Saúde, completa cinco anos de atuação na capital baiana.
Criado como parte das ações emergenciais da Prefeitura de Salvador no enfrentamento da pandemia de Covid-19, o Projeto Girassóis de Rua foi lançado em 16 de abril de 2020, em um contexto de rápido crescimento nos números de casos e mortes. A iniciativa representou a ampliação do acesso à saúde e a promoção da cidadania para pessoas em situação de rua e/ou usuárias de substâncias psicoativas, especialmente vulneráveis durante a pandemia.
O ponto de partida do projeto foi o Consultório na Rua, que oferece atendimento médico e psicossocial itinerante nos distritos sanitários com maior concentração das pessoas em situação de rua. Em seguida, foi a vez da inauguração da Unidade de Acolhimento Adulto (UAA), com 15 vagas e possibilidade de permanência por até seis meses. Depois foram montados os Pontos de Cidadania, instalados em contêineres adaptados com sanitário, espaço para banho, salas de atendimento e atividades educativas, além de área de convivência.
Mesmo com a redução do número de casos ligados à Covid-19, o projeto passou a ter um caráter permanente e, hoje, conta com oito dispositivos: cinco Consultórios na Rua – localizados nos bairros de Brotas, Gamboa, Centro Histórico, Itapagipe e Itapuã –, dois Pontos de Cidadania, alocados nos bairros de Itapagipe e Aquidabã, e uma Unidade de Acolhimento Adulto (UAA), situada no bairro do Bonfim. Em cinco anos de gestão do projeto, a S3 registrou mais de 106 mil atendimentos.
S3 Gestão em Saúde
Com mais de 70 anos de atuação, a S3 Gestão em Saúde é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, com caráter social e inclusivo. É reconhecida como de utilidade pública em níveis nacional, estadual e municipal e qualificada como Organização Social em diversos estados e municípios. Atua na prestação de serviços públicos e privados nas áreas de saúde, educação e assistência social, com a missão de servir à sociedade com humanização.
Na Bahia, a S3 administra: o Hospital de Ubaíra, a UPA de Valéria, os Consultórios de Rua, a Unidade de Acolhimento Adulto, os Pontos de Cidadania, o Multicentro de Saúde na Liberdade e o Pronto Atendimento (PA) de São Marcos, em Salvador, além da UPA de Feira de Santana.
Em Pernambuco, estão sob sua gestão as UPAs Imbiribeira (Recife), Sotave (Jaboatão dos Guararapes) e Rio Doce (Olinda), além do Hospital Municipal de Petrolina.
No Rio Grande do Sul, a S3 administra o Hospital de Porto Alegre.