Nesta quinta-feira (04), o Hospital de Ubaíra sediou uma reunião de matriciamento com foco no fortalecimento do Programa Mãe Bahia, iniciativa vinculada à atenção obstétrica.
O encontro contou com a presença da equipe do Hospital representada pelo diretor, Zenaldo Prudente, Viuane Queiroz, gerente operacional, Laise Vilas Boas, gerente administrativa e por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, incluindo a secretária Letícia Leal, a coordenadora do Centro de Saúde, Mércia Muniz, além de enfermeiros da Atenção Primária.
Durante a reunião, foram apresentados os principais objetivos do Programa Mãe Bahia, que busca garantir condições adequadas para o pré-natal, parto e pós-parto, com foco no cuidado humanizado, seguro e oportuno para gestantes, no âmbito da atenção hospitalar.
Ao final do encontro, ficou pactuado o compromisso conjunto para a execução das seguintes ações estratégicas: classificação de risco obstétrico, elaboração de cronograma de visitas de enfermeiros e gestantes ao hospital, planejamento de oficinas e treinamentos, designação de enfermeiro obstétrico administrativo, referenciamento das gestantes ao hospital, produção e distribuição de cartilhas informativas, ações de marketing e comunicação para ampliar o alcance do programa.
As ações reforçam o compromisso da unidade com a qualidade do atendimento e a humanização do cuidado, especialmente em momentos tão importantes na vida das mulheres, como a gestação, o parto e o pós-parto.
Sobre a S3 Gestão em Saúde
Fundada em 20 de dezembro de 1951, a Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Ubaíra – S3 Gestão em Saúde (S3) é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter social e inclusivo. Com mais de 70 anos de história, é reconhecida como de Utilidade Pública Municipal em Ubaíra, na Bahia, e possui a Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas) na área da saúde, concedida pelo Ministério da Saúde.
Essa certificação atesta as relevantes contribuições da S3 para o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como para a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.
Qualificada como Organização Social (OS) em diversos estados e municípios brasileiros, a S3 atua nas áreas de saúde, educação e assistência social, pautando sua atuação na eficiência, na inovação e na humanização. Sua missão é servir à sociedade com humanização, na saúde, educação e assistência social.
Na Bahia, a S3 é responsável pela administração do Hospital de Ubaíra, das UPAs Valéria e Feira de Santana, do Projeto Girassóis de Rua – que inclui cinco Consultórios na Rua, dois Pontos de Cidadania e uma Unidade de Acolhimento Adulto –, do Multicentro de Saúde Liberdade, do Pronto Atendimento (PA) de São Marcos, além da gestão de contratos de mão de obra em diversas unidades de saúde.