Profissionais de Serviço Social são aqueles(as) que atuam em defesa dos direitos da população, uma atividade primordial nas mais diversas áreas, inclusive na Saúde. Em todas as unidades administradas pela S3, os(as) assistentes sociais desenvolvem um importante trabalho dentro das equipes multidisciplinares. Uma delas é Larissa França, assistente social do Projeto Girassóis, em Salvador (BA).
"Nosso papel é buscar que o paciente tenha acesso a direitos fundamentais. Fazemos o esclarecimento, orientamos e encaminhamos para o acesso a direitos que as pessoas muitas vezes nem sabem que têm garantidos. Tudo isso é feito por meio da articulação com a rede socioassistencial”, explica Larissa.
Todo o trabalho está inserido na questão do cuidado. “Temos muitos pacientes com direitos violados ou que não estão inseridos em programas sociais, entre muitos outros casos. Trabalhamos efetivamente nesta questão, de fortalecer, de orientar a pessoa, mostrando a ela quais são os seus diretos, e encaminhando-a para o atendimento de forma articulada com as instituições”, ressalta Luciana Carvalho, assistente social do Centro de Parto Normal Peri-hospitalar (CPN) de Jaboatão dos Guararapes (PE).
Nas unidades de saúde, as assistentes sociais trabalham também de forma integrada junto com profissionais de outras equipes, a exemplo da Enfermagem. “É uma atuação multidisciplinar”, finalizam.
A atividade é primordial nas mais diversas áreas