Em tempos de pandemia a valorização do trabalho dos profissionais da saúde ganhou uma nova perspectiva e, durante essa semana, estudantes e profissionais de saúde serão homenageados. É que entre os dias 12 e 20 de maio comemora-se, respectivamente, o Dia do Enfermeiro e Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem. Durante esse período, conselhos, entidades, universidades e organizações celebram a Semana da Enfermagem. Mas por que esses dias foram escolhidos?
O Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro comemora-se em 12 de maio e essa data foi escolhida em homenagem à Florence Nightingale, que nasceu em 12 de mio de 1820 e é considerada a mãe da enfermagem moderna.
Já no dia 20 de maio é a vez da comemoração dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem! No Brasil, essa data homenageia Ana Néri, pioneira da enfermagem no país, ela foi a primeira enfermeira brasileira que se alistou voluntariamente em combates militares.
O trabalho desses profissionais sempre foi muito importante, mas diante do cenário de pandêmico em que o mundo vive, eles se tornaram peças imprescindíveis para o cotidiano da sociedade. Seja gerenciando as unidades de cuidado intensivo, realizando planos terapêuticos interdisciplinares ou liderando equipes multidisciplinares de saúde coletiva e individual, os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem realizam um trabalho brilhante e que deve ser reverenciado todos os dias.
Fonte: Ascom S3 Saúde