Os enfermeiros e profissionais de higienização do Hospital de Campanha Itaigara (HCI), gerido pela S3 Gestão em Saúde, foram homenageados durante reunião que marcou as celebrações da Semana da Enfermagem, o Dia do Profissional de Higienização e também um ano de inauguração da unidade hospitalar de alta complexidade. O HCI atende, exclusivamente, pacientes em situação de gravidade acometidos pela Covid-19.
Com um serviço acolhedor, assistência humanizada e eficiência, a unidade é referência no tratamento da Covid-19 em Salvador. O HCI possui 47 leitos, sendo 40 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sete de enfermaria, todos equipados com ventiladores pulmonares multiparamétricos e isolados para atender pacientes em estado grave.
Desde o início do trabalho do hospital, até abril de 2021, foram 537 pessoas recuperadas da Covid-19 e retornaram aos seus lares.
Gestão de excelência
O Gerente Operacional, Adeilton Felix não poupou elogios à equipe. Na oportunidade, ele fez questão de salientar que a principal meta da S3 é estabelecer que ‘são pessoas cuidando de outras pessoas’ e que é importante existir a consciência da necessidade de proteção aos pacientes e aos funcionários. “O setor de enfermagem é a mola mestra da nossa unidade, pois, além do cuidado humanizado, voltado pra pacientes e familiares, nos preocupamos com a qualidade e segurança do paciente. Temos uma equipe qualificada dentro da rede de assistência à Covid-19, por isso nos preocupamos com a seleção de profissionais capacitados e pessoas com visão mais humanizada. O setor de higienização/hotelaria também trabalhou e trabalha com um treinamento direto em relação a essa nova doença. Inicialmente, a equipe tinha muito medo por ser uma doença nova, mas realizamos um trabalho técnico e de conscientização muito grande, através dos equipamentos de proteção e segurança”, disse.
Para Bianca Andrade, Coordenadora de Enfermagem do HCI, a experiência em trabalhar no hospital é única. “A pandemia trouxe muitas mudanças e não foi diferente na atuação hospitalar! Desenvolvemos esse trabalho há um ano, com muita dificuldade e desafios pelo receio do novo, o desconhecido. Foi como ‘decolar em pleno voo’, e com muita determinação e coragem pudemos vivenciar a evolução da enfermagem na unidade. Nossa enfermagem tem papel fundamental na detecção, avaliação e cuidado do paciente. A enfermagem é o nosso ‘braço forte’. A humanização é a nossa base assistencial”, explicou.
Já Zylka Valois, Gestora de Hotelaria da Unidade, reforçou que é muito importante valorizar os profissionais de higienização. “No início, tudo foi muito desafiador. Tínhamos dificuldades em saber sobre a doença, mas com os meses tudo foi se adequando e percebemos ainda mais a importância do setor de higienização. Para mim é gratificante liderar uma equipe bem equilibrada, coesa e ciente da complexidade do serviço”, pontuou.
Profissionais atuantes
Os profissionais da equipe S3, que vivenciam o dia a dia no Hospital de Campanha Itaigara, agradeceram pela homenagem e fizeram questão de ressaltar como é gratificante participar desse grupo. “Nenhuma palavra que eu fale, nenhuma frase que eu diga, serão o suficiente para expressar a tamanha gratidão e alegria que sinto em fazer parte da família S3. Tenho prazer em ser enfermeira e estar na linha de frente no combate à Covid-19 com a missão de salvar vidas”, declarou Marilene Furtunato, enfermeira da unidade.
Fonte: Ascom S3 Saúde