O que parecia ser apenas uma dor nas costas acabou se revelando uma surpresa inesquecível para T.F.N., de 32 anos. Sem saber que estava grávida, ela deu à luz à sua filha no Pronto Atendimento São Marcos, em Salvador. O parto, realizado na tarde desta quarta-feira (7), foi conduzido com segurança, agilidade e acolhimento humanizado pela equipe da S3 Gestão em Saúde, organização social responsável pela administração da unidade.
Encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com queixas de dores intensas na coluna, a paciente foi atendida pelo médico clínico e cirurgião, Dr. David Menezes, que, ao perceber sinais de trabalho de parto já avançado, mobilizou a equipe de forma rápida e integrada. Diante da urgência, e sem tempo hábil para o encaminhamento a uma maternidade, o parto foi realizado ali mesmo, com todo o cuidado necessário.
A atuação conjunta do médico com as enfermeiras Cristiane Santos e Josemaria Santos, o enfermeiro Isaque Rocha, a técnica de enfermagem Viviane Sena, além da médica Bruna Portela e da pediatra Sarah Silva, foi marcada por profissionalismo e sensibilidade.
“As equipes das unidades de saúde gerenciadas pela S3 são preparadas para lidar com situações complexas como essa. Buscamos sempre oferecer um atendimento humanizado, com escuta ativa, acolhimento, respeito às necessidades dos pacientes e foco na segurança clínica”, destacou Ana Carolina Jatobá, gerente operacional do PA São Marcos, sob administração da S3 Gestão em Saúde desde 2022.
O nascimento da criança emocionou a equipe e reforçou a importância de manter protocolos de humanização bem estruturados — mesmo em unidades de pronto atendimento, onde urgência e cuidado caminham lado a lado.
Mãe e bebê passam bem. Após o parto, ambas foram encaminhadas para uma unidade hospitalar da capital baiana. A previsão é que estejam em casa no domingo (11), Dia das Mães.