Nesta sexta-feira (12) é comemorado o Dia da Enfermagem Obstétrica. A atividade é fundamental para uma assistência segura no pré-natal, nascimento e puerpério, trazendo também soluções em relação à humanização nesse atendimento.
As enfermeiras e enfermeiros obstetras são especialistas em parto normal e com autonomia profissional na assistência, estando habilitados para realizar partos. “É um profissional indispensável para a assistência da mulher, que a olha de forma integral, conseguindo entender suas questões fisiológicas e emocionais”, explica Priscila Honorato, Enfermeira Obstetra do Centro de Parto Normal Peri-hospitalar (CPNp), em Jaboatão dos Guararapes (PE). “Não é só a parte da humanização e acolhimento, mas também a parte científica, onde atuamos de forma consciente e precisa”, completa a profissional.
Em homenagem à data, nossa Enfermeira Obstetra esclarece algumas das principais dúvidas sobre o parto das futuras mamães e de familiares que buscam o CPNp de Jaboatão dos Guararapes (PE)!
1. O que é o parto humanizado?
No parto humanizado buscamos sempre o acolhimento e a humanização na assistência à gestante/puérpera e ao recém-nascido. É um parto que tem a menor quantidade possível de intervenções. Priorizamos a escolha da mulher, a forma como ela quer parir, por exemplo, e quando precisamos intervir, explicamos e tiramos todas as dúvidas em relação ao procedimento. Aqui no CPNp de Jaboatão, também promovemos um ambiente acolhedor, que remete ao ambiente domiciliar.
2. É normal sair um muco pela vagina?
Sim, é o tampão mucoso! Durante a gestação, o tampão mucoso protege o útero da entrada de bactérias ou infecções. Às vezes, ele pode vir acompanhado com raios de sangue, podendo perder ou não antes do parto.
3. Quais são os sinais de um trabalho de parto?
Numa situação de trabalho de parto, as contrações vão ocorrer em intervalos regulares – uma média de duas a três contrações em 10 minutos. Podem também ocorrer contrações mais frequentes, duradouras e fortes, além da perda de líquido pela vagina.
4. O que levar para a maternidade?
Algumas maternidades possuem listas próprias. Aqui no CPNp de Jaboatão, nós disponibilizamos um encarte com sugestões do que trazer, tanto para mãe, a exemplo de roupas íntimas e sutiã de alça larga, quanto para o bebê, como macacão e fralda.
5. Tenho direito a acompanhante?
Sim, segundo a Lei 11.108 de 2005, toda gestante tem direito a um acompanhante em todo trabalho de parto e em seu internamento. Na nossa unidade, no CPNp de Jaboatão, a gestante pode ter dois acompanhantes no parto e um no pós-parto.
Nesta sexta-feira (12) é comemorado o Dia da Enfermagem Obstétrica