A partir da próxima sexta-feira (19), colaboradores dos três dispositivos do Projeto Girassóis participarão da atividade curricular ACCS – (Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade). Essa, é mais uma parceria entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Girassóis, gerido pela S3 Gestão em Saúde.
O curso terá carga horária total de 120 horas. As atividades teóricas ocorrerão no Pavilhão de Aulas Glauber Rocha, Campus de Ondina na UFBA, e as atividades de campo serão realizadas no território e/ou serviço de atuação dos redutores de danos do Projeto Girassóis.
Participarão também da atividade estudantes de graduação de cursos das áreas de saúde, humanidades e artes, os quais irão compor grupos de trabalho com agentes redutores de danos que atuam nos três dispositivos do projeto: Consultório na Rua, Pontos de Cidadania e a Unidade de Acolhimento Adulto (UAA), ambos geridos pela S3.
A ACCS tem por objetivo discutir a redução de danos como prática de cuidado em saúde e de promoção de cidadania de pessoas em vulnerabilidade social e/ou em situação de rua. Espera-se que a ACCS promova um espaço para a produção de conhecimentos em redução de danos, com delineamento de estratégias de cuidado a serem adotadas e refletidas como parte do processo formativo.
O objetivo é discutir a redução de danos como prática de cuidado em saúde às pessoas em vulnerabilidade social.